terça-feira, 4 de outubro de 2011

Quem é esse sensacional menino maestro?

Garoto de 3 anos regendo o 4º Movimento da 5ª Sinfonia de Bethoveen
 
Exceto por alguns invejosos que odeiam crianças prodígio, o mundo da música saltou a bordo do fenômeno "Jonathan", um menino precoce, cujo videoclipe já ultrapassou 7.180.000 visualizações no YouTube.

Não se trata de uma animação tipo "dancing baby". É uma criança de três anos de idade, que tem todos os movimentos fluídos, todas as mudanças de tempo e toda a dinâmica na condução do quarto movimento da Quinta Sinfonia de Beethoven, de pé sobre um pódio no quarto de seus pais. E ele conhece a música.

Vários espectadores disseram que começam o dia com este vídeo, pois ele transmite um sentimento avassalador de alegria e espanto.

Eu assisti dez vezes. Nos primeiros segundos, parece ser apenas um garoto bonito agitando os braços para a gravação de uma sinfonia. Então você percebe que ele está bloqueado para a música, expressando-se com o seu corpo inteiro, franze a testa, sorri, rolando os olhos. Ele desliza de humor a humor, possuído, a saltar de alegria com os golpes de percussão de Beethoven.

A identidade do garoto ainda é um mistério. A voz da mãe no final, parece ser em um Inglês com sotaque americano, mas ela não se mostrou. Em um comentário escrito, ela disse que o bastão e o pódio foram fornecidos ao menino, ao seu próprio pedido.

Jonathan tem um dom raramente visto em qualquer idade: o de um condutor alegre, emocionalmente capaz de levar a música clássica para a vida. Como um observador escreveu: "Agora nós sabemos para onde foi Leonard Bernstein".

Para quem não sabe, Leonard Bernstein (1918-1990) foi um maestro, compositor e pianista americano, que ficou famoso na direção da Filarmônica de Nova Iorque,
Uma das figuras mais influentes na história da música clássica americana, patrocinou obras de compositores americanos e foi inspirador das carreiras de uma geração de novos músicos.


Muitos perguntam: "Quem é esse garoto?"
Dezenas querem vê-lo à frente de uma orquestra.
Para especialistas e para a maioria dos espectadores, o charme do seu desempenho é a combinação de um talento genuíno e o "child-like", o comportamento natural de uma criança, ou seus movimentos naturais. Em determinado ponto, Jonathan precisa limpar o nariz na manga, o que ele faz sem perder o rítmo. E no clímax, ele acidentalmente deixa cair o bastão e desmaia em risos, rolando no chão.

 

Um comentário: